Cinema | 15 coisas que você não sabia sobre Oz: Mágico e Poderoso

Nenhum comentário


Estreou nos cinemas a esperada fantasia da Walt Disney Pictures, Oz: Mágico e Poderoso, filme que tem na direção o cineasta Sam Raimi, conhecido por seu trabalho na antiga trilogia do Homem-Aranha. Fique por dentro de tudo e esteja preparado para melhor aproveitar sessão!

Oz: Mágico e Poderoso, mostra as origens do adorado personagem de L. Frank Baum, o Mágico de Oz. Quando Oscar Diggs (James Franco), um inexpressivo mágico de circo de ética duvidosa é afastado da poeirenta Kansas e acaba na vibrante Terra de Oz, ele acha que tirou a sorte grande – e que fama e fortuna o aguardam – isso até que ele encontra três feiticeiras, Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams), que não estão convencidas de que ele é o grande mágico que todos estão esperando.

Relutantemente envolvido nos problemas épicos que a Terra de Oz e seus habitantes enfrentam, Oscar precisa descobrir quem é bom e quem é mau antes que seja tarde demais. Lançando mão de suas artes mágicas através da ilusão, ingenuidade e até de um pouco de magia, Oscar se transforma não apenas no grande e poderoso Mágico de Oz mas também em um homem melhor.

Confira agora 15 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o filme Oz: Mágico e Poderoso:


1 - Oz Mágico e Poderoso (Oz The Great and Powerful) da Disney imagina as origens do adorado personagem feiticeiro que estreou no primeiro livro do autor L. Frank Baum O Mágico de Oz (The Wonderful Wizard of Oz). Baum, que escreveu 14 livros entre 1900 e 1920, todos ambientados no reino da fantasia que ele tão vividamente criou, nunca retratou inteiramente o passado do personagem feiticeiro. Oz Mágico e Poderoso (Oz The Great and Powerful) é a versão cinematográfica da história pregressa dos livros de Baum, que oferece uma experiência única ao público de cinema. Embora alguns dos personagens de Oz Mágico e Poderoso (Oz The Great and Powerful) sejam conhecidos dos livros de L. Frank Baum, eles foram reimaginados, e outros personagens nunca vistos anteriormente foram introduzidos no filme, tais como a China Girl e os quadlings.

2 - O mundo de fantasia de Oz Mágico e Poderoso (Oz The Great and Powerful) ganhou vida pelas mãos do desenhista de produção, ganhador do prêmio da Academia®, Robert Stromberg. No total, Stromberg desenhou 24 cenários completos além de diversos cenários parciais, o que eleva o total a cerca de 30. Stromberg criou cenários marcantes como a famosa Estrada de Tijolos Amarelos e a Cidade das Esmeraldas, todos desenhados e imaginados, junto com novos desenhos muito esperados, como a Sala do Trono da bruxa, a Whimsie Woods (onde Oz conhece Theodora), a Dark Forest, onde Glinda, a bruxa boa, é apresentada na história, e China Town, cujos habitantes são totalmente feitos de porcelana.

3 - James Franco, que interpreta Oscar Diggs (também conhecido por Oz), teve que aprender truques de mágica para interpretar com precisão o personagem do inexpressivo mágico de circo. Ele chegou ao set duas semanas antes para poder trabalhar com o mágico de Las Vegas, Lance Burton. Trabalhando todos os dias, Franco aprendeu truques com pombas e fogo, bem como a tirar objetos da cartola e fazer coisas levitarem.



4 - A produção contratou o artista e ilustrador alemão Michael Kutsche para trazer à realidade o visual e o mundo das bruxas, conforme imaginado pelo desenhista de produção Robert Stromberg. Kutsche conceitualizou os figurinos das bruxas e atuou como figurinista do filme ao lado de Gary Jones.

5 - O figurinista Gary Jones e sua equipe embarcaram em um projeto ambicioso para vestir mais de 1.500 atores, do menor munchkin aos mais alto winkie, ao longo de um período de 23 semanas. Apenas para os personagens principais - Oz, Theodora, Glinda e Evanora - foram bem mais de 200 peças.

6 - James Franco tem só um figurino no filme, o terno de três peças que Oz usa quando foge de Kansas. Mas o veterano figurinista Gary Jones pesquisou detalhadamente o período de 1880 a 1930 para criar o traje perfeito. Depois ele se encontrou com Franco em Nova York para mostrar a ele fotos antigas da virada do século que o inspiraram em seu desenho final - um terno preto com fraque.



7 - Mais de 3.000 adereços foram usados em Oz Mágico e Poderoso (Oz The Great and Powerful), com 1.400 deles fabricados especialmente para o projeto. Isso não inclui as 5.000 moedas que o aderecista-chefe Russell Bobbitt fez especialmente para encher o baú do tesouro de Oz. Um lado da moeda traz a imagem da Estrada de Tijolos Amarelos e o outro, uma imagem do autor L. Frank Baum.

8 - O paisagista Dan Gillooly foi muito engenhoso ao encontrar elementos naturais nos subúrbios de Detroit que engrandeceriam os cenários de Oz Mágico e Poderoso (Oz The Great and Powerful). Examinando a área, ele encontrou um pomar repleto de pessegueiros mortos e usou os galhos para criar a assustadora Dark Forest. Outra descoberta que engrandeceu a textura e a energia da Dark Forest foram os cardos, que vêm de um campo próximo que ele descobriu durante suas andanças pela área.

9 - Rachel Weisz, Mila Kunis e Michelle Williams interpretam as três bruxas em Oz: Mágico e Poderoso, respectivamente: Evanora, Theodora e Glinda. As três têm poderes especiais que emanam de elementos naturais. Evanora tem o poder de criar relâmpagos; Theodora consegue criar bolas de fogo; e Glinda comanda a água.



10 - A produção de Oz: Mágico e Poderoso espalhou-se por sete estúdios de som nas instalações do Michigan Motion Pictures Studios em Pontiac, Michigan. Todos os cenários do filme foram construídos internamente e todas as cenas filmadas dentro de estúdios de som.

11 - No início do processo de filmagem, uma marionete foi usada para criar uma referência para um personagem de computação gráfica. O artista de marionete Philip Huber criou a personagem Menina de Porcelana como uma figura de 46 centímetros. A Menina de Porcelana, voz de Joey King, é feita inteiramente de porcelana — como tudo e todos da Cidade de Porcelana. A frágil, mas obstinada, Menina de Porcelana faz amizade com Oz em sua jornada.

12 - O artista de maquiagem especial Howard Berger (série As Crônicas de Nárnia), ganhador do prêmio da Academia®, e seu parceiro Greg Nicotero, criaram os visuais dos habitantes singulares de Oz, incluindo personagens como os munchkins, os tinkers e os winkies. Ao longo de cinco meses de filmagem, Berger estima que ele e sua equipe aplicaram mais de 2.500 maquiagens em personagens.



13 - O aderecista-chefe Russell Bobbitt ficou muito orgulhoso da maleta de Oz, que ele criou a partir de ilustrações conceituais. Era uma linda maleta, meio parecida como uma maleta de médico antiga, que abria com três dobras. Depois que ele terminou a maleta, ele a mostrou a Sam Raimi, que adorou, mas decidiu usar a antiga sacola com a qual eles vinham ensaiando. Como eles só tinham um exemplar, Bobbitt e sua equipe tiveram que reiniciar e recriar várias outras sacolas antigas.

14 - O cenário com a rica fauna da Whimsie Woods foi um desafio para se construir dentro de um estúdio de som, mas o paisagista Dan Gillooly ajudou Stromberg a criar sua visão para o idílico e encantado enclave florestal. Para contrabalançar as enormes e extravagantes flores de seda usadas no cenário, Gillooly trouxe uma grande quantidade de plantas tropicais com folhas largas. O cenário resultante ficou tão verdadeiro que gerou seu próprio miniecossistema.

15 - A Terra de Oz não estaria completa sem os munchkins, então os diretores de figurantes da produção encontraram mais de 36 pessoas de baixa estatura, a maioria da região de Detroit. Sua altura média de pouco mais de 1 metro contrastava acentuadamente com os mais de 40 winkies, os guardas do palácio empunhando lanças, que não mediam menos do que 2 metros, sendo que alguns chegavam a exceder 2,12 metros de altura.

Fonte: Cinema10
Postagem mais recente Postagem mais antiga

Nenhum comentário :

Postar um comentário