TAMANHO DO CEREBRO NÂO DETERMINA INTELIGÊNCIA !!!
Em 2006, cientistas lamentaram a morte de uma das mentes mais brilhantes do planeta. Alex, um papagaio-cinzento de 31 anos, sabia identificar objetos pela cor, compreendia os conceitos de "maior" e "menor", contava até 6 e dominava um vocabulário de 150 palavras. Tudo com um cérebro de apenas 9 gramas, equivalente a 3 castanhas-do-pará ("que no Pará é apenas chamado de castanha").
As façanhas de Alex demonstram que não existe relação entre o tamanho do cérebro e seu desempenho cognitivo. O cão não é menos inteligente que o camelo só porque tem um cérebro 10 vezes menos. E o hipopótamo não é 44 mil vezes mais inteligente que uma abelha (capaz de se comunicar por meio da dança).
Na hora de avaliar a inteligência de um animal, é preciso levar em conta a proporção entre o tamanho do cérebro e o tamanho do corpo inteiro. Quanto maior o volume total, maior será a parte da massa cerebral dedicada quase que exclusivamente à tarefa de comandar as contrações da enorme estrutura muscular.
No homem, a relação cérebro/peso total é de quase 2%, contra 1% no chimpanzé e 0,01% no tubarão branco. Mas essa conta não basta pois ela tende a favorecer animais pequenos.
É por isso que os cientistas, quando tentam estimar a inteligência de qualquer bicho, investigam outras caracteristicas cerebrais além do tamanho.
"Uma delas é a quantidade de dobras do cérebro", diz o médica Arthur Toga, professor do Laboratório de Neuroimagem da Universidade da California. Quanto maior a quantidade de dobras, mais inteligente é o animal. Fatores igualmente importantes são o número de sinapses , o tamanha do córtex e a espessura do corpo caloso.
Fonte: Revista 45 Verdades Inconvenientes - Super Interessante.
Então aí está, mais um Mito Desmentido aqui no Blog do Selback.
Gostou? Não gostou? Não concorda com nada do que eu disse? Deixe seu recado.
Quer entrar em contato conosco, dar a sua sugestão de assunto que gostaria de ver por aqui:
COMENTE:::
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário