VOCÊ ACREDITA EM UM DEUS CRIADOR? OPINIÃO DE GRANDES CIENTÍSTAS
Falarei hoje, mais um vez, de um assunto polêmico; há espaço para a ciência e a fé na vida de uma pessoa?
Sendo as religiões criações dos homens, elas cometem erros e equívocos graves, assim, muitas pessoas confundindo fé com religião e pensando que Deus é propriedade das religiões, se dizem contrários a ideia de um Deus criador.
Nota-se que essas pessoas que negam o valor das religiões são tão influenciadas por elas quanto aqueles que praticam a religião, pois se não o fossem, entenderiam que crer em um Deus criador de todas as coisas transcede as paredes de tijolos dos templos, ou os dogmas obscuros criados pelos administradores dessas religiões.
Para solidificar a não existência de Deus, muitos se perdem na falácia de que a ciência é contrária a fé. Pessoas que tem o habito de ler algum artigo científico acham que aquelas linhas são provas irrefutáveis da não existência de Deus. Mas o que dizer de grandes cientistas que não fazem da ciência um abismo entre a fé?
Grandes ícones da ciência afirmam que em um primeiro momento, a ciência realmente afasta as pessoas de Deus, porém, ao se aprofundar nos estudos dos mistérios da natureza, irremedialvemente o estudioso acabará por encontrar a causa de tudo: Deus.
Como dizia Louis Pasteur, um dos maiores cientistas de todos os tempos: "Um pouco de ciência nos afasta de Deus, muito, porém, nos aproxima".
Organizei uma pequena lista de alguns dos grandes cientistas da história que acreditavam que a ciência é a forma com que Deus mostra toda a sua obra.
Alessandro Volta
(Físico italiano inventor da pilha)
(Físico italiano inventor da pilha)
"Submeti a um estudo profundo as verdades fundamentais da fé, e desse modo encontrei eloqüentes testemunhos que tornam a religião acreditável a quem use apenas a sua razão".
Isaac Newton
(Físico, matemático, astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo)
"A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta".
John Ambrose Fleming
(Engenheiro eletrônico e físico)
"A grande quantidade de descobertas modernas destruiu por completo o antigo materialismo. O universo apresenta-se hoje ao nosso olhar como um pensamento. Ora, o pensamento supõe a existência de um Pensador".
Tomas Alva Edson
(Um dos precursores da tecnologia no século XX)
"Tenho enorme respeito e a mais elevada admiração por todos os engenheiros, especialmente pelo maior deles: Deus".
William Thomson Kelvin
(Físico, matemático, engenheiro, líder das ciências físicas no século XIX)
" Estamos cercados de assombrosos testemunhos de inteligência e benévolo planejamento: eles nos mostram através de toda a natureza a obra de uma vontade livre e ensinam-nos que todos os seres vivos são dependentes de um eterno Criador e Senhor"
Louis Pasteur
(Microbiologista, químico, um dos maiores cientistas da humanidade)
"Proclamo Jesus como filho de Deus em nome da ciência. Meu espírito científico, que da grande valor à relação causa e efeito, compromete-me a reconhecer que, se ele não o fosse, eu não mais saberia quem ele é. Mas ele é o filho de Deus. Suas palavras são divinas, sua vida é divina, e foi dito com razão que existem equações morais assim como existem equações matemáticas".
Max Planck
(Ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1919)
"A prova mais imediata da compatibilidade entre religião e ciência natural, mesmo sob análise detalhada e crítica, é o fato histórico de que justamente os maiores cientistas de todos os tempos, homens como Kepler, Newton, Leibniz, estavam imbuídos de profunda religiosidade".
Albert Einstein
(Ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1921, considerado o mais brilhante físico de todos os tempos)
"A todo cientista minucioso deve ser natural algum tipo de sentimento religioso, pois não consegue supor que as dependências extremamente sutis por ele vislumbradas tenham sido pensadas pela primeira vez por ele. No universo incompreensível revela-se num grande engano. Quem julga deduzi-las de minhas teorias científicas, mal as compreendeu. Entendeu-me de forma equivocada aqueles que dizem que sou ateu, e presta-me péssimo serviço.
Werner Heisenberg
(Ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1932)
"O primeiro gole do copo das ciências naturais torna ateu; mas no fundo do copo Deus aguarda".
Carlos Chagas Filho
(Médico, membro da Academia Brasileira de Ciências)
"Estou procurando mostrar que não há incompatibilidade entre a verdade científica e a revelação; são duas coisas que tratam de espaços diferentes. Uma trata da realidade da vida, a outra trata do transcendental. E a Bíblia, que é um livro muito interessante de ser lido, não procura ensinar à gente nada de ciência, e sim uma ordem moral".
Wernher Von Braun
(Pioneiro da exploração espacial)
"Minhas experiencias com a ciência conduziram-me a Deus. Desafiam a ciência a provar a existência de Deus, mas precisamos realmente acender uma vela para ver o sol?
André Marie Ampere
(Físico, filósofo e matemático)
"A mais persuasiva demonstração da existência de Deus depreende-se da evidente harmonia daqueles meios que asseguram a ordem do universo e pelos quais os seres vivos encontram no seu organismo tudo aquilo de que precisam para sua subsistência, a sua reprodução e o desenvolvimento de suas virtualidades físicas e espirituais".
Guglielmo Marconi
(Físico e inventor do rádio)
"Declaro com ufania que sou homem de fé. Creio no poder da oração. Creio nisto não só como fiel cristão, mas também como cientísta".
Antony Hewish
(Ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1974)
"Eu creio em Deus. Não faz o menor sentido para mim supor que o universo e nossa existência é apenas um acidente cósmico, que a vida emergiu por processos aleatórios em um ambiente em que apenas por acaso tinha as propriedades certas. Como um cristão eu começo a compreender o que é a vida através da fé num Criador, revelado por um homem nascido há cerca de 2.000 anos".
René Descartes
(Matemático e filósofo)
"Dado que, nosso conceito de Deus, esta contida a existência, é corretamente que se conclui que Deus existe".
Interessante notar como algumas pessoas tentam tomar para si a verdade absoluta, tentando trazer para dentro de suas próprias ideias todos os cientistas que tanto contribuem e contribuíram com a humanidade.
Óbvio que muitos cientistas são ateus, porém muitos acreditam em Deus, muitos dos quais são os mais destacados estudiosos em suas respectivas áreas de atuação.
Acredito que no futuro, ciência e fé se completarão, será a forma com que haveremos de provar vários fenômenos científicos e espirituais que ainda hoje não são compreendidos por nossa limitada capacidade de raciocínio e percepção.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário